Você já pensou em viver da escrita?

 


Por volta do mês de outubro de 2020, comecei a escrever aqui de modo ininterrupto. Precisava me aquecer para a composição de um ensaio com mais de 45 páginas.


Consegui cumprir o objetivo, entregando a versão final da encomenda no início de novembro. Uma experiência incrível, sobretudo na perspectiva das cifras. Adoro ser contratado para escrever sobre Literatura.

 

Para quem tem interesse de viver da escrita, esse é um dos caminhos, mas aponto outros: escrever prefácios, apresentações, textos de 4ª capa, sequência didática, bem como manuais didáticos.

 

Precisamos estar preparados para essas ofertas. E uma das estratégias para não recusar essas oportunidades é manter a escrita afiada ou em ponto de bala. Não há segredo. A dica é manter-se ativo, escrevendo com certa regularidade, constância, compreende?

 

As encomendas vão surgir mais cedo ou mais tarde. Semelhante ao que ocorre com as ideias para um livro.

 

Não quero ser hipócrita. Abrindo o jogo: desde o dia 11 de abril, venho escrevendo aqui de forma regular, sistemática. Quando olho para número de visualizações, ninguém está me lendo ainda. Escrevo para mim, primeiro, e depois alcançarei um número incrível de leitores. Como? Vou descobrir.  

 

O que importa é o compromisso com a técnica, o encontro com os temas, o trabalho com a linguagem. Em outras palavras, tenho alguns motivos, razões para essa disciplina quase invisível, esses hábitos atômicos da vida de um escritor.

 

É sempre uma preparação. No meu caso, revelo: estou me desembaraçando para a retomada da publicação das crônicas semanais; a criação do conteúdo da “Pausa Literária”; a continuação da novela juvenil e, mais recentemente, a escrita dos textos esparsos para a composição do próximo livro que surgiu nos últimos dias.

 

Se você que pretende ser escritor(a) acha isso pouco, passe a escrever de modo ininterrupto e perceberá o quanto crescemos com essa disciplina.

 

Perdoe-me se extrapolei por demais. Deve ser o horário que deixei para esse registro: 22:55.

 

Até amanhã e

 

... farelos por aí ...

 

20 de abril de 2021

   


0 Kommentare:

Postar um comentário

+