Por que escrever todos os dias?

 

Um dia para não ser produtivo, pois a gente precisa de um desses, ao longo da semana.

 

Acordei mais tarde. Não tomei a água em jejum. Também não fiz nenhuma atividade física da série do aplicativo.

 

E me sentei diante do computador para demonstrar minha gratidão a esse ato da Escrita Diária.

 

Lição 06 – escrever diariamente mesmo que poucas linhas, textos sobre quaisquer assuntos, registro das mais estranhas impressões é um rico exercício para quaisquer profissionais que lidam diretamente com a comunicação.

 

No meu caso, funciona como aquecimento para encarar projetos mais ambiciosos, como ensaios por encomenda, artigos e, claro, a escrita literária.

 

Para retornar, por exemplo, à escrita das crônicas de quinta-feira, à continuação de um livro infantojuvenil, preciso escrever de modo regular por pelo menos três semanas.

 

A Escrita Diária é um dos caminhos para amolar as ferramentas. Sem sombra de dúvida, é atentar-se para as ideias que mais tarde se converterão em linhas literárias.

 

Refiro-me a essa experiência com relativa propriedade, depois de escrever de modo ininterrupto, ao longo de 366 dias. Foi após esse exercício que

 

·         publiquei os três últimos livros: A terceira porta da lua, Um estranho para o céu e Garimpo das bolhas de sabão;

 

·         prefaciei uma antologia de poemas, ainda no prelo. Certamente será publicada após a pandemia;  

 

  • escrevi o prefácio para dois livros de poemas;

 

  • fiz a apresentação de um livro de haicai;

 

  • me tornei curador do programa Pausa Literária, do Colégio Loyola.

  

Eis um pouco das conquistas que consigo mensurar, claro. Os benefícios de uma Escrita Diária são inumeráveis.   

 

MAS sejamos transparentes: é preciso se dedicar à escrita com afinco. Ideia por ideia não é literatura. Fica apenas lá e... não serve.

 

Uma revelação com essa página enorme: na hora de arrumar a cozinha de hoje, descobri um projeto de escrita que vai tomar conta dos meus próximos meses. Um único tema sob várias perspectivas. Não posso contar mais por enquanto. Tenho pouco detalhes.

 

Tenho certeza de que essa ideia só surgiu em consequência dessa minha retomada de Escrita Diária. Por tudo isso agradeço a Deus e a você que me lê.

 

Muito obrigado!

 

... farelos por aí ...

 

sábado, 17 de abril de 2021

0 Kommentare:

Postar um comentário

+