BREVE HISTÓRICO
Luís Otávio & Maizena - Grafite na principal avenida do bairro onde moro - Conjunto Carajás - Contagem - Minas Gerais
Por sugestões de outros artistas, como o cartunista Eric Ricardo e do grafiteiro Luís Otávio World; depois de acompanhar a trajetória de colegas espalhados por esse mundão, resolvi criar este espaço. Ao longo desses anos, descobri que para um artista chegar lá, é preciso uma comunidade inteira se mobilizar. Mas quando esse coletivo é de artistas, a estrela de cada um passa a brilhar resplandecentemente. Este blog nasceu no dia 20 de julho de 2013, mas considero sua data de aniversário somente no mês de setembro, período marcado por um ano ininterrupto de publicações. 

Em menos de um ano, estrelas de outras comunidades surgiram, iluminando minha proposta artístico-literária e, sobretudo, de produtor cultural. No mesmo semestre da criação deste espaço, idealizamos o projeto de leitura "Livros em todo lugar", em parceria com o maior cabeleireiro da nossa quebrada. Com orgulho, refiro-me ao Zezim do Salão, parceiro que abriu as portas do seu estabelecimento para receber doações de livros de literatura para seus clientes e amigos; empreendedor que apoia as intervenções cênicas em praças públicas da Região. Uma estrela.


Logo doada por dois amigos
Com a criação desse projeto, reaproximei-me do artista Paulo Fernandes, que é filósofo, ator e contador de histórias. Além de ser um dos maiores parceiros do projeto de leitura, marcando presença em todas as edições, Paulo Fernandes é o maior seguidor do blog, desde a criação. Mais do que leitor dos textos, considero-o como grande assessor; pois contribui com sugestões de matéria, tece comentários críticos, orienta-me, curte, compartilha e está sempre na torcida. Duas estrelas. 

Paulo Fernandes me apresentou um outro grande artista: Pierre André, "o encantador de crianças de todas as idades". Contador de histórias, ator, escritor e, com toda certeza, uma das pessoas mais alegres que conheci na vida. Com ele, criamos a Coluna do Farelo: uma espécie de tabloide no papel A4, frente verso, em preto e branco, com textos voltados para o humor e para a  semântica da violência na literatura. Os textos foram de minha autoria; arte e diagramação ficaram por conta desse grande brother. Na verdade, produzimos apenas umas 04 edições. Pierre André  tem o dom de nos fazer sorrir a todos os momentos. Três estrelas. 

No início de 2014 tive a honra de conhecer um garoto com apenas 16 anos, na época, sinônimo de determinação e equilíbrio em tudo que faz: Ícaro Molinari, também conhecido como Panda. Depois de ler algumas postagens, de entrar em contato com o blog, percebeu que era possível repaginá-lo. E foi a partir desse momento que pude conhecer todas as suas habilidades e competência no mundo digital.  Depois de trabalhar por mais de 20 horas, o Panda deu uma nova imagem para este blog, transformando-se em meu web designer oficial. Quatro estrelas.    

Com o apoio, o trabalho  desses artistas e também de outros amigos (há muita gente para agradecer), claro, realizamos importantes conquistas, tais como:


  1. 365 postagens ininterruptas, entre setembro de 2013 e setembro de 2014;
  2. Doação de mais de 9.500 obras literárias no "Projeto Livros em todo lugar";
  3. Presença em importantes eventos como Salão do Livro Infantojuvenil de Minas Gerais;
  4. Participação no Sarau da Cooperifa e encontro com o poeta Sérgio Vaz - São Paulo;
  5. Bate-papo com importantes artistas, como o poeta Libério Neves, 
  6. Presença no 1.º Encontro da Arte com a Leitura - Pedro Leopoldo - MG.
  7. Presença no aniversário dos "Arautos da Poesia" - Sabará-MG. 
  8. Lançamento do livro "A terceira porta da lua" 
  9. Palestra na Associação Cultural Bartolomeu Campos de Queirós - Papagaios - MG.
  10. Palestra na Biblioteca Pública Luiz de Bessa - "Compartilhando leituras" - Certificado. 
  11. Semana de Arte e Cultura - Colégio Loyola - Belo Horizonte
  12. Bate-papo com leitores - Tenda da Leitura - Museu da PUC-Minas
  13. Lançamento do livro "Um estranho para o céu"
  14. Palestra sobre Cecília Meireles na Semana Literária do ISTA
  15. Em janeiro de 2017, o blog atingiu a marca de 100 mil acessos. 
  16. Maio de 2017, Palestra no Enfoque Letras - PUC Minas - Certificado. 
  17. Junho de 2017, palestra no Setor Infantojuvenil da Biblioteca Pública Estadual
  18. Outubro de 2017, bate-papo no 1.º Festival Drummond - Festa Literária de Itabira 




Muito obrigado a todas as pessoas que apoiam e sempre apoiaram a criação/manutenção deste espaço. Nas palavras do grande Sérgio Vaz, "Povo lindo, povo inteligente, é tudo nosso!" 

Caso queira conhecer um pouco mais a respeito do "Livros em todo lugar", realizar doações de obras literárias, sugiro o link "contato" do blog e o e-mail: 

litteras@gmail.com






+