Para Paulo Fernandes

Com essa estranha mania de sair falando dos livros que leio, das descobertas da literatura contemporânea, desse meu encantamento pelos escritores e poetas, fui me envolver numa situação inusitada.

Foi no tempo da faculdade, há duas décadas. Antes de começar a aula, propriamente dita, o professor perguntou o que a gente estava lendo, no momento. Os colegas falaram de clássicos em língua estrangeira, outros ostentavam os lançamentos nas áreas da Linguística e Teoria Literária.

Quando chegou minha vez, disse que estava quase terminando de ler a obra “O amor que acende a lua” cujos textos eram diversificados, ora carregavam elementos da crônica; ora lembravam contos e, em muitos momentos, passavam a impressão de que eram ensaios. Todos da sala começaram a me olhar de um jeito estranho. Era como se fosse um ser de outro planeta que tivesse acabado de chegar ali. Paciência. Continuei.

Não só nas crônicas daquele livro, mas em tudo que o escritor produziu, o que mais me encanta é a forma como trabalhava as metáforas, compunha as alegorias a partir da Filosofia, culinária, poesia e jardinagens.

Ao ler os textos daquele título, a gente sempre esbarra em apontamento de Nietzsche, descansa os olhos da vida urbana em um passeio com o mestre Alberto Caeiro, um dos heterônimos  de Fernando Pessoa, tudo isso em uma linguagem, aparentemente, simples, porém envolvente.

À medida que eu falava, senti que toda sala olhava para mim e para o professor. Esse nada dizia, porém, sua cara de indiferença, descaso, que havia comido algo estragado era desoladora. A vontade de interromper o tempo de exposição do estudante empolgado era grande. O jovem aprendiz queria aproveitar cada segundo daquele instante de resenha. Só que chegou o momento do fim, foi quando ele sinalizou. Era tempo de começar a aula.

 – Só toma cuidado para não ficar tolo igual o autor dessa obra que indicou, ok? – disse com indelicada paciência.  

Não entendi foi nada. Alguns colegas seguraram o riso, outros ficaram chateados. Só no intervalo fui saber que aquele professor odiava com todas as letras o tal autor de quem eu falava com tamanho entusiasmo.

Mais tarde fui descobrir que, de um modo geral, Rubem Alves era bastante criticado no meio acadêmico. Tenho a impressão de que era por conta de suas ideias e enorme sucesso.

A propósito, finalizo esta crônica citando um aforismo de T.S Eliot, que está na obra “A alegria de ensinar”, também de Rubem Alves:

“Num país de fugitivos aquele que anda na direção contrária parece estar fugindo”.

Professor, estou ainda mais tolo.

2.0 poderia ser o motor do nosso carro, mas para rodar na cidade, não precisamos de um desses... ainda. 

2.0 é o número de outonos colhidos? Lá, em julho, colherei mais de 40 primaveras.

2.0 é o mais recente grafite com que venho escrevendo as primeiras versões das crônicas e contos. 

Pode lhe soar estranho, mas é isso mesmo que está lendo:

            Escritor ostenta ferramenta de trabalho!

Pela espessura do grafite, essa lapiseira traz em sua tampa um simpático apontador. Já viu alguma coisa dessas por aí?

Com essa 9ª Maravilha do Mundo, a escrita respira de modo mais consciente, plena da anti-velocidade do mundo que nos aprisiona.

Entre um pensamento e outro o fio marrom do pavio pronto para as chamas quase invisíveis   eis a pausa para amolar o grafite e pontuar as orações.

Há tempos eu não apreciava o valor da escrita vagarosa. Se você quer se desligar um pouco dessas facilidades da inteligência artificial, recomendo-lhe essa prática milenar: lápis ou lapiseira 2.0 que dá quase no mesmo.

 

Caderno Azul

... farelos por aí ...

 

Escolhi a tarde de estreia do outono para marcar o retorno ao blog. Em Belo Horizonte, "as águas de março levaram o verão". Aconteceu no último domingo!  


Na quebrada, a chuva também caiu, anunciando a alegria de alguns moradores que foram presenteados com livros, na ação da ONG "Livros em todo lugar".


A gente encerra o verão, compartilhando com alegria o seguinte balanço: reinauguração da biblioteca, apresentação teatral, doação de quase 700 livros e oficinas semanais de teatro.


Isso tudo só no que diz respeito ao universo do instituto cultural, compreende?


Em meio ao nosso “corre”, há o trabalho de professor do Ensino Médio, com mudanças e desafios mil.


Mas há também a descoberta do universo das corridas de rua. Outro dia completei meu primeiro ano de treinamento.


Quanta coisa mudou em relação aos hábitos: consumo de água, reconhecimento dos excessos de tecido adiposo, entre outras paradas que espero contar um dia. 


Agora, após um ano, posso dizer que a corrida está me levando para um lugar melhor. E a família já confirmou esse percurso.


Dedico este breve texto aos leitores, amigos e parceiros.


Estamos de volta





Para marcar o início das atividades de 2023, marcamos presença na "Reinauguração da Biblioteca da Quebrada". 

Com as doações de alunos e antigos alunos, lá em 2019; com a parceria da Ong Terra Santa, temos a alegria e a gratidão de  dizer que fundamos a primeira biblioteca comunitária da nossa região.

No espaço, carinhosamente, coordenado pela amiga e parceira Verônica Souza, temos o privilégio de apreciar um dos trabalhos do artista Luís Otávio, grafiteiro responsa que sempre apoiou nosso corre. Já pensou em participar de um evento lá?

HOJE, doamos mais livros para a recomposição do acervo e levamos a peça "O menino que virou história", que tem direção da atriz Leandra Pacífico e produção deste que vos fala. No elenco, contamos com os jovens da Cena, projeto pioneiro do Instituto Livros em todo lugar.

E vamos que VAMOS espalhando literatura & teatro por aí ...

Você vem com a gente?



#lerecriarasas #artesalva #literaturanosune

#leituranostransforma #doacaodelivros #livrosemtodolugar


*Marco Túlio Damas Chaves
Ela era uma garota quieta, tímida,inteligente e sem amigos.
Era sardenta, usava grandes óculos  e vivia em um mundo completamente diferente da realidade que lhe era permitido por meio de seus velhos livros de fantasia.
Ela tinha o sonho de se formar em psicologia e se tornar capaz de compreender o comportamento humano em suas diferentes esferas, mesmo não sendo capaz de compreender seus próprios comportamentos.
Seus braços e pulsos retalhados não mentiam sobre sua situação emocional. Suas longas e grossas blusas de frio serviam como armaduras, pois escondiam todos os seus problemas, que mesmo ocultos para aqueles ao seu redor, machucavam-na em todas as instâncias.
Nas noites em que Sophie se pegava... se cortando, ela refletia profundamente. Cada gota de sangue perdida era tratada como uma gota de alívio. Cada pontada de dor que sentia, ela tratava como uma forma de expurgar seus erros. Cada gota, um sonho. Cada sonho, uma gota.
Em um destes dias de total recaída, Sophie passou dos limites.
Sophie foi fundo em seu pulso, tão profundo quanto sua depressão. Acertou aquilo que era considerado inalcançável. Certamente era o corte mais fundo que já tivera feito. Sonhos escorriam por seus braços. A água na qual estava submersa já não era mais água, já não era mais Sophie.
Os sonhos tomaram conta de toda aquela pequena banheira no segundo andar de sua casa. Os sonhos de Sophie eram eternos, mas Sophie não era.
Sophie havia perdido muitos sonhos até aquele momento, e sem sonhos, não havia Sophie.
As gotas, pararam, e Sophie?
Pobre Sophie. Naquela realidade ela  já não morava.
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 *Marco Túlio Damas Chaves é leitor de Clarice Lispector, estudante do Ensino Médio

Imagem disponível em:
http://lounge.obviousmag.org/das_artes/2014/12/garota-interrompida.html.jpg?v=20160709090337

– Não vá. Não vá ainda – disse a mulher, um pouco sem jeito, segurando meu braço direito.

Um pedido daqueles, naquele horário, o restaurante enchendo.
Quero apenas que veja a foto que tirei na última manhã – entusiasmada, entregou-me o celular.
A princípio, gostei da luz. Uma ponta da igreja, à esquerda, um troco e nada demais. Pensei.
– Sabe quem sou eu na imagem?
Era a primeira vez que eu me sentava à mesa com a tal mulher. Um por acaso. Não fazia a ideia do que ela perguntava.
– Não precisa refletir muito. Eu sou a solidão da ave. Nessa idade, moço, eu só aprecio as extensões do vazio...
No caixa, descobri que Dona Robertinha, com quase oitenta, vai lá todos os dias (no mesmo horário) para se encantar com a alegria das crianças da escola.
Dona Robertinha é a melhor imagem do meu dia.

Caderno Azul
imagem: farelo

Outro dia eu quase convidei o Frentista Sorriso para tomar uma água de coco.

Era véspera de feriado, desses prolongados, bom para reunir toda família. O posto estava vazio, gasolina nas alturas.

– O senhor deseja mais alguma coisa? – quis saber, olhando para o capô.

– Apenas isso por hoje.

Digitei a senha, recolhi o comprovante e enquanto ajeitava o cartão, a despedida inusitada:

– Bom feriado pra você e sua família!

– Pra você também. Ah, se tiver churrasco lá amanhã, fico aqui até às 14h. Cê vem me buscar?

Assim, ele encerrou o atendimento, com o sorriso mais escandaloso do planeta.  

– Da próxima vez, o senhor vai abastecer com ele, certo? – indagou a caçula no banco de trás.

 

Caderno Azul

... farelos por aí ...

imagem: Pixabay

Era o canto de pássaro mais estridente da rua. Passei o portão e lá estava o canarinho em cima do poste, que fica de frente pra nossa casa. Cantava de estalar.

De repente sai da casa dele lá o seu Geovane, nosso vizinho e dono do amarelinho fujão.

– Toda vez que foge, ele não vai pra longe.

– Que canto incrível! Há quantos anos não ouço o canto de um canarinho, meu Deus!

– O senhor sabe por que ele tá cantando assim, afinado, alto, de parar o quarteirão?

– Sei não.

– Em conversa de passarinhos, ele está chamando a fêmea. Por isso que esse canário sempre voltou.

Nessa hora, eu não sabia se apreciava o canto ou buscava entender a história de amor. que o moço me contava:

– ... ele só vai se a companheira for.

 


Caderno Azul

... farelos por aí ...

Crédito da imagem: Yassir Abbas

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