Carta para José Falero



09 de fevereiro de 2024

Prezado José Falero, muito prazer! Quem vos escreve é um leitor da Grande Belo Horizonte. Espero que esteja tudo bem contigo, meu caro.


Primeiro, faço questão de deixar registrado aqui que quem apresentou sua obra foi meu amigo e parceiro Paulo Fernandes, que trabalha na Livraria do Belas Artes. Ele é responsável por essa ponte que nos conecta.


A primeira oportunidade que tive de ler uma de suas obras, foi no final de 2021. Recordo-me que não pensei duas vezes quando de amigo oculto aqui na comunidade pedi logo Os Supridores. Mano do Céu, que livro foda! Cada capítulo mais envolvente do que o outro, o dilema dos personagens, o corre da sobrevivência daquele cotidiano cuspindo batalha atrás de batalha, as gírias e o “avanço do negócio”. Impossível não vibrar com a luta dos supridores.


Início de 2022 eu comecei a falar do seu trampo para os mais chegados. Duas de minhas alunas, uma de cada escola, de realidades sociais completamente diferentes, leram os supridores e ficaram encantadas com sua escrita, Falero. Tanto que na época tomei a liberdade de lhe enviar um vídeo via Instagram com o depoimento de uma delas e você, mano, sem saber da minha existência me recebeu com o maior carinho. Ali eu já me configurava como um fã da sua escrita, do artista e da pessoa que tu é. Gratidão pela acolhida!


De lá pra cá, toda mão que saía um vídeo seu, alguma resenha, o Paulo sempre me atualizava e eu ia conferir. “O Falero nos representa, mano!”


Dando um salto para o ano de 2023, coloquei em ação uma ideia de quase 10 anos: celebrar o Dia do Leitor com meus alunos e seguidores de um dos projetos que a gente desembola aqui na comunidade. O lance era desafiar a galera a ler pelo menos 01 livro, no período de um mês. E foi nesse contexto que parti pra dentro das incríveis narrativas da Vila Sapo.


No final das férias escolares, comecei a ler Mas em que tudo mundo vive? Mas aí, parceiro, sobre essa experiência de leitura, eu vou deixar para a próxima carta, pode crê?


Um forte abraço,

... farelos por aí ...    


Crédito da imagem: 

https://literaturars.com.br/2019/04/06/jose-falero-e-a-legitimacao-de-uma-visao-de-mundo/

0 Kommentare:

Postar um comentário

+