uma nova tribo?

            Em uma das visitas ao Brasil, José Saramago discorreu no a “tribo da sensibilidade”, em uma das memoráveis edições do projeto "Sempre Um Papo" 
tribo da sensibilidade” diz respeito aos inúmeros profissionais do universo das artes. Todos os envolvidos em shows, espetáculos de dança, teatro: produtores, figurinistas, maquiadores, ou seja, a tribo que faz com que a arte chegue ao seu destino.
À luz de Saramago, venho propor mesmo que de modo tímido a “Tribo da Solidariedade”, nesses tempos de incertezas e nuvens carregadas. 
Para isso, quero apresentar apenas três gestos que garimpei para esta migalha. Dois da minha quebrada e uma nas redes sociais.
Um pequeno grupo de voluntários da região do bairro Nacional, em Contagem, está desenvolvendo um trabalho magnífico. Eles fazem o serviço de entrega especial para idosos, moradores no grupo de risco, pessoas com dificuldade de locomoção. Sempre carregando álcool em gel nos veículos, esses novos mascarados estão dando um show na vida de uma dezena de famílias.
Léa, uma das maiores cozinheiras do bairro, resolveu preparar pratos deliciosos com preços acessíveis aos moradores. Sempre com cardápio variado. 
Na semana passada, experimentei o escondidinho e já quero repetir a dose. “Algumas famílias perguntaram se eu podia preparar alguma coisa à noite nesses dias de... Respondi que se fosse para ajudar, eu estaria à disposição.” Detalhe: ela não precisava fazer isso, mas juntou-se a tribo para somar.
Maria Lúcia Pompein Pessoa, leitora, amiga, parceira da área de Linguagens, tem feito um bem danado para os nossos tempos na rede. Um gesto que nos convida a visitar ou revistar o estado de Minas Gerais. 
Nesse contexto tão conturbado, difícil, Marilu (para os íntimos) vem nos presenteando com imagens magníficas. É o caso, por exemplo, da fotografia abaixo de Jerez Costa:
Flash da cidade de Aiuruoca, que fica no Sul de Minas.  Marilu, diante desse gesto lindo, um pedido: continue postando essas maravilhas do nosso estado. Sua iniciativa transforma o Facebook em um espaço de acolhida, leveza e, claro, vontade de viajar, de re/descobrir...  
            Quem no seu bairro pertenceria a essa “Tribo da Solidariedade”? 


Crédito da primeira imagem: Maria Cecília Masiero

0 Kommentare:

Postar um comentário

+