Sacolinha de Carolina Maria de Jesus

Sacolinha, escritor e agitador cultural 

Nos últimos anos, aliás, nas últimas semanas, venho discorrendo sobre a luz que há na relação entre aprendiz e mestre, leitor e escritor, fã e poeta. Foi assim com a dupla Anderson de Oliveira e Bartolomeu Campos de Queirós. Depois foi a vez de pensar a relação entre Roseana Murray e Manoel de Barros e mais recentemente, Ademiro Alves (Sacolinha) e Carolina Maria de Jesus. E é sobre essa última dupla que quero falar um poco.

O blog está perto de completar 5 anos! Logo no início das atividades, lá em setembro de 2013, tive a alegria de entrevistar o Sacolinha. A tag recebia naquela época o nome de Farelo 7.

Agora, trabalhando com a obra “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus, com os alunos do 1º Ano -  EM, no Colégio Santa Maria Floresta, entrei em contato com o brother da cidade de Suzano novamente. E tive um rápido retorno do escritor.

Sabendo da importância que a Carolina Maria de Jesus tem para o Sacolinha, pedi a ele que gravasse um vídeo a respeito dessa afinidade para os alunos. O brother topou na hora, mano. Foi demais.
E ele fez mais: enviou um brinde para os adolescentes que retrata uma de suas iniciativas. Refiro-me ao projeto " Literatura e Paisagismo: Revitalizando a quebrada” que traz a proposta de espalhar literatura, grafite, desenho e pintura pela cidade.
O que posso dizer de tudo isso, gente? Estou muito contente por ter a oportunidade de levar para meus alunos o relato especial de um escritor influenciado pela obra de Carolina Maria de Jesus.

Sacolinha, em nome de todos os alunos, muito obrigado! E, oh, não sei quando, mas numa hora dessas aí, vamos colar nuns eventos de Literatura. Quem sabe, você num aparece nas quebradas das Minas Gerais, tipo em BH ou Contagem?

Um forte abraço, companheiro!

Alfredo Lima (Farelo)


Crédito da imagem de capa do post: 
http://www.radiosatfm.com.br/blogue/escritor-grafita-poesias-nos-muros-da-periferia-de-suzano/



+