1. A ânsia de querer ler tudo



Um dos traços comuns entre os leitores é a ânsia de querer ler todos os títulos que encontram pelo caminho. Eu também comecei, entrando por essa porta.
Um dia entrei em uma loja da Leitura, no centro de Belo Horizonte, e “torrei” o correspondente a um salário mínimo, na época, em obras literárias. 
            Conto que saí da livraria me sentindo “o tal”, semelhante a uma criança que sai da loja com muitos brinquedos, semelhante a alguém que vai ao shopping trocar o guarda-roupa inteiro. Saí felicíssimo!
            Por outro lado, tenho consciência de que não li todos aqueles títulos. Poucos estão na minha estante. Doei a maioria deles. Possivelmente foi aí que surgiu a ideia de fundar o projeto “Livros em todo lugar”.
            De que adianta ficar com livros parados na biblioteca? Por que não ter em casa somente os títulos que você ama, empresta; títulos que você relê de tempos em tempos?
            Diante de tantos títulos maravilhosos e essenciais que temos no mundo, devemos ter a consciência de que nunca leremos tudo. Sendo bem realista, confesso que dificilmente lerei todas as obras que possuo na minha biblioteca. Provavelmente não leremos um terço daquilo que desejamos até o final dos nossos dias nesta dimensão. Não é verdade?  
            De repente, com muita disciplina, amor e dedicação, você poderá montar uma minibiblioteca com seus livros lidos. É um desafio que tento há quase vinte anos. Quem conseguiu essa façanha, avise-me, por favor. Tenha orgulho disso, pois não é uma tarefa fácil.
            Com tantas opções, com milhares de livros publicados e reeditados anualmente, como não pirar e não se perder no meio dessa avalanche de ofertas? Como arranjar tempo para ler mais?
            Pretendo responder essas e outras questões/discussões, nas próximas postagens, em uma série especial, dentro do projeto de “Livros em todo lugar”, intitulada Conversas sobre leituras aqui no blog.
            Boa leitura! 

Crédito da imagem: https://thegirlwhoreadssbooks.files.wordpress.com/2016/03/1507-1.jpg


+