Carta para Roseana Murray (R)


Contagem, 09 de dezembro de 2017

Prezada Roseana Murray,
Meu nome é Alfredo Lima, moro no Conjunto Carajás, que fica na cidade de Contagem – Região Metropolitana de Belo Horizonte. Sou, entre outros versos, uma pessoa apaixonada por livros, literatura, alguém que acredita no poder transformador da leitura. É sobre isso que venho conversar contigo. Em outras fontes, venho falar sobre um “Vaga-lume lume lume que ilumina meu caminho”.

A paixão pelos livros levou à criação do “Livros em todo lugar”, no ano de 2013. Trata-se de um simples projeto de incentivo à leitura, que tem como principal objetivo tornar o livro mais acessível aos moradores da nossa quebrada. A iniciativa nasceu como uma crônica, nas conversas corriqueiras de um sábado à tarde, no salão de beleza mais movimentado da região. Um dia, quem sabe, posso lhe contar como tudo aconteceu. O que acha?      
No último outubro, atingimos a marca de 11.200 títulos doados. Foram livros em praça pública, empórios, apresentações teatrais, escolas públicas, no quintal da nossa casa. Para se ter uma ideia, até no açougue já doamos livros.

Os títulos são doados por editoras parceiras, livreiros, amigos, alunos e professores. No momento contamos com três pontos fixos de doação. Em outras ocasiões, levamos os livros para a principal praça do bairro.  Além das doações, rolam apresentações teatrais e contação de histórias.  

Você deve estar se perguntando: “por que esse maluco está dizendo essas coisas pra mim?”

Bem, Roseana Murray, uma última curiosidade sobre o projeto e entenderá o motivo desta correspondência. Desde o início, lá em 2013, a nossa maior demanda foi de livros do universo infantojuvenil. Pensando na relevância da literatura brasileira e, claro, nessa procura ao longo desses quatro anos, decidimos dar mais um passo: homenagear uma obra por ano! Não se trata de um prêmio. Não é um concurso. É uma das formas que encontramos de agradecer aos escritores do nosso Brasil.

Em nome de todos os colaboradores do Projeto, com enorme satisfação, informo-lhe que a obra homenageada em 2017 pelo “Livros em todo lugar” é: Fardo de Carinho.  
Espero que esta notícia chegue até você, via e-mail, rede social... que chegue assim como pousou em nossa casa...exibindo um feixe de cores em sua asa. Foi mágico! Se possível, um dia lhe conto os detalhes.

Como foi seu primeiro livro de poemas, foi também a primeira obra homenageada pelo nosso projeto.
Um forte abraço,
Alfredo Lima, filho Eva e Raimundo.


Crédito das imagens: ilustrações da artista Elvira Vigna para o livro Fardo de carinho 
       
   
+