Sr. Ardiloso Cortês

No post deste mês resolvi ir para um lado bem diferente do mês anterior. Saindo do romance e indo para um lado mais fantasioso, o livro escolhido se chama "Senhor Ardiloso Cortês", de Derek Landy. Não é uma obra muito conhecida, porém, acredito ser uma leitura pra todas as idades e tipos.

O livro foi lançado em 2007, na Irlanda, e conta a história de uma garotinha de 11 anos, Stephanie Edgeley. A história da nossa protagonista começa quando seu tio - Gordon - (um autor de histórias de terror, muito famoso) morre de maneira misteriosa, deixando todos os seus bens para Stephanie Edgeley.

A partir desse fato, a garotinha conhece o detetive Sr Ardiloso Cortês, que é uma espécie de "esqueleto falante/ mágico /lançador de fogo". O detetive diz que quer investigar a morte de Gordon, e Stephanie decide ajudá-lo, virando sua aprendiz e também criando uma amizade com o detetive.

À medida que o enredo avança, o livro nos conta um pouco sobre como o jovem ardiloso se descobriu e desenvolveu,  ao longo do tempo, seus poderes. Além disso, os dois amigos tentam lutar contra um mal que pretende destruir e acabar com a humanidade.


Para quem gosta de ironia e diálogos em livros, Sr. Ardiloso Cortês é uma boa escolha. Além de ser dinâmico e nos fazer entrar no livro, os dois protagonistas da nossa narrativa são cheios de bom humor e de ironias. Além de algumas coisas que nos fazem lembrar um pouco de Harry Potter , Percy Jackson e Game of Thrones.


No Brasil, o livro de Stephanie e Ardiloso possui 5 volumes até então. Se você gosta de mistério, comédia e um pouco de terror, essa é a escolha certa para você. Desejo a todos uma boa leitura!
+