Livros em todo lugar: 5 curiosidades

Nesses 4 anos do “Livros em todo lugar”, temos muita história para contar. Com o objetivo de inserir os leitores e parceiros nesse universo, resolvi criar uma lista com 05 curiosidades.

1. Escritores com forte presença nas edições: Paulo Coelho e Jorge Amado. O mundo inteiro sabe da fama desses autores, mas que eles aparecem em todas as edições do projeto é outra coisa. Detalhe: já encontramos três edições de um mesmo título, é o caso de livros como “Capitães da areia” e o “O alquimista”.  Nenhuma novidade, não é mesmo? Bora pra segunda....

2. Escritoras que ainda não apareceram no projeto: Pode-lhe parecer estranho, mas nunca recebemos livros da Clarice Lispector para doação. E olha que essa artista é conhecida no mundo inteiro. Na outra ponta, na categoria best beller da nova geração de escritores, as obras da escritora Paula Pimenta nunca deram o ar da graça por aqui. Uma fã da escritora me revelou outro dia que "quem  tem livro dessa escritora não gosta nem de emprestar. É um xodozinho e tanto". Deve ser mesmo...

3. Obras e autores que causam tumulto I: Você vai dizer que é cena de novela, mas é pura magia aquilo lá, viu? Qualquer livro da série Harry Potter gera disputa. Nas praças, então, ouvimos: “é meu, meu, eu vi primeiro”. A molecada também fica maluca com o “Diário de um Banana”. Quem já é leitor da série quer sempre completar a coleção, em busca de um volume. Quem não é, claro, quer se tornar imediatamente “leitor” das famosas páginas.

4. Obras e autores que causam tumulto II: Quando veio a febre da trilogia (é isso mesmo?) dos “Cinquenta Tons de Cinza”, tínhamos que tomar o maior cuidado com as leitoras adultas. Recordo-me que tivemos que deixar esses títulos, separados em uma caixa, sob a responsabilidade de uma mãe para nos auxiliar. Do contrário, ia rolar porrada mesmo na disputa dos romances. Outra magia da noite é, pelo incrível que pareça, o autor Sidney Sheldon. Não importa o estado, se está com todas as páginas, com traça ou sem graça, qualquer livro desse escritor é recebido pelas fãs com muito carinho.
5. A maior demanda, a grande procura: Desde a primeira edição em praça pública, ocorrida em outubro de 2013, nossa maior demanda tem sido o livro infantojuvenil. Por isso mesmo contamos com o apoio dos amigos, das editoras e escolas parceiras. Sem auxílio de pessoas como você, que  leu este post, não seria possível fazer o livro circular na nossa comunidade. Mais uma vez: nosso muito obrigado!

Aí, se você curtiu as curiosidades, curta também nossa página no Facebook e acompanhe as novidades do “Livros em todo lugar”

www.facebook.com/livrosemtodolugar/

Um forte abraço,
Alfredo Lima   





+