É preciso falar abertamente sobre...




“Hoje foi mais um daqueles dias em que eu acordei sem vontade de viver. Mais um dia que não tive vontade de sair da cama e fui obrigada. Um dia que não tive vontade de comer e fui forçada. Um dia que olharam pra minha cara e brigaram comigo sem motivo, simplesmente por quem eu sou ou pela maneira na qual estou me sentindo.” Essas são palavras comuns no cotidiano de uma pessoa que sofre de depressão ou algum outro tipo de problema psicológico. A vida é bem imprevisível e as mudanças de humor são constantes. A pessoa pode estar bem, muito feliz e no momento seguinte estar chorando desesperadamente e sem nem saber direito o porquê.

 As sociedade simplesmente julga e xinga sem sequer pensarem naquilo que está fazendo e sem saberem sobre o que acontece  com essas pessoas, na sua vida e as coisas que ela passou. Infelizmente algumas pessoas se acham que são superiores. Pensam que serão felizes pra sempre, que nunca vai acontecer com elas o que rola com os outros e que se, por acaso, algum dia acontecer, elas conseguirão lidar “numa boa”.

Muitos jovens sofrem por problemas, como a depressão, por não saberem nada sobre, e por terem medo dos julgamentos feitos pela sociedade e da forma como vão tratá-los. Por mais absurdo, ridículo e infantil que pareça, jovens são diariamente julgados pelos problemas psicológicos que enfrentam devido à forma como a sociedade enfrenta esse tipo de situação.

O pior julgamento é aquele que vem dos amigos e da própria família, que começam a zombar do doente. Porque sim: depressão é uma doença, e com isso a doença acaba piorando e o jovem chega, muitas vezes, a desacreditar no tratamento. Desacreditar que é possível reverter o quadro e que isso é só uma fase, uma hora pode acabar e a vida pode voltar ao normal.

Julgamentos precipitados em relação à vida de alguém são feitos a todos os instantes, e é um tipo de preconceito. Ninguém deve julgar uma pessoa pela sua aparência, física ou emocional. É preciso entender que a maioria das pessoas que sofre de depressão são jovens que não sabem lidar com isso e acabam tomando atitudes precipitadas no momento em que deveriam procurar ajudas de profissionais. Deveriam tentar entender o que vem acontecendo e como isso pode ser revertido.
Adolescentes que sofrem de depressão são muitas vezes incapazes de procurar ajuda sozinhos e aceitar que realmente estão passando por isso. Dessa forma, se estes não tiverem o apoio dos pais e de outras pessoas próximas para auxiliarem, fazendo com que haja profissionais responsáveis por cuidar dessa doença, pode haver uma piora significativa e acabar levando ao suicídio da pessoa.


Laura de Almeida
+