Para guardar com carinho

 Pai, mãe, tenho uma surpresa!
 Oba! Você trouxe sobremesa – quis saber o pai, que terminava de almoçar. (Papai bobinho)
 Um presente pra mim – sonhou a mãe.
Cecília disse que a surpresa estava na mochila da escola. Só que a mochila estava no porta-malas do carro.
 Pode deixar que a mamãe vai buscá-la.
– Mas você não pode abrir a mochila, tá?
 Tá. Não vou estragar a surpresa.
Com entusiasmo, a moça do Baú Vermelho abriu a mochila. Em tom de suspense, explicou primeiro o que tinha acontecido na escola:
 Hoje eu peguei um livro na biblioteca!  
Cecília falou com orgulho do feito, enchendo-nos de alegria. Na sequência, exibiu a obra que leu mais tarde para a irmã e para a mãe.

Alegria dos pais? Pode lhe parecer exagero, MAS em se tratando de uma garota que só frequentava a biblioteca da escola com a professora até o 1.º Ano, do Ensino Fundamental, esse simples gesto representou uma importante conquista.
Ah, temos que levar em conta que a tal menina é tímida e raramente conversa com os funcionários da escola. Fico imaginando como ela foi à mesa da Ci ou do Maurício para fazer o empréstimo. Ai, como eu gostaria de estar lá pra registrar essa cena!  
Só para constar mesmo...
Aos adultos, aos futuros professores da minha filha, confesso com tranquilidade o seguinte: não sei se minha filha será uma jovem apaixonada por leitura, não sei se tornará uma leitora competente. Torcemos para que isso aconteça, mas são tantos os desvios nessa estrada da escolarização, não é mesmo?
Acredito que estamos fazendo nossa parte: despertá-la para o prazer da leitura. Agora, se ela teve a iniciativa de pegar um livro emprestado e ainda o leu sem ajuda de um adulto, ganhamos um ponto. Concorda?
Aproveito essas últimas linhas para agradecer a todos os profissionais diretamente envolvidos nessa poderosa missão do incentivo à leitura: educadores, bibliotecários, livreiros, divulgadores, contadores de histórias e escritores.  

Detalhes:
15º Título: Dorme, menino, dorme  
Autora: July Macuada
Tradutora: Cecilia Guida

Editora:  Livros da Matriz 
+