Aforismo: frestas de luz



Aforismos experimentais, de João Diniz, lançado no final de 2014, foi o livro que escolhi para discorrer, mesmo que de modo ligeiro, um pouco sobre o gênero aforismo e sua intrínseca relação com o universo do cotidiano.

Os Aforismos experimentais nasceram das publicações de João Diniz na sua página no Twitter. Como se sabe, essa rede social permite aos seus usuários a publicação de posts com no máximo 140 caracteres. Eis aí um espaço preciso, precioso para a atuação do arquiteto e professor João Diniz. Foi nesse ambiente que o poeta registrou seu olhar, apontou detalhes no percurso do seu leitor que se enche de luz diante dessa magnífica arquitetura do verbo: aforismo.  
João Diniz é poeta, arquiteto e professor universitário

Os Aforismos experimentais dialogam, em seu conjunto, com a cena de um relâmpago acompanhado do seu trovão. Pois há raios que riscam o céu da linguagem, evidenciando velozmente a beleza da literatura (imagens nas entrelinhas prateadas de cada proposição) e também o som que retumba, abala as nossas convicções, certezas de encontros nos desencontros do dia. Isso porque, segundo o poeta: “Para chegar bem alto é preciso ir bem fundo.”(p.21)   

E a ideia do aforismo como uma espécie de luz se propaga no brilho de metáforas que dialogam com o trabalho de Paulo Leminski, como no texto “A ideia que não corre, ocorre” (p.10); revisita a pureza de alguns textos de Carlos Drummond de Andrade, ao propor que “Nenhuma folha em branco é igual” (p.11). 

À medida que avançamos que a luz contida nos aforismos de João Diniz nos ajuda a reler as fases que compõem as luas daquele senso (in)comum da vida ou quem sabe propõe abalos diversos na monotonia da rotina (”que nasceu para ser quebrada”) porque o conselho é “Na dúvida ultrapasse seus limites”.(p.16).

Agora, meu caro leitor, minha querida leitora, se você tem... “ansiedade pelo acaso), considera-se “cuidadosamente desleixado”, aprendeu que “A nuvem regula o humor do dia”, meu amigo, chegou a hora você se encantar ainda mais com Aforismos experimentais. Fica a dica:
 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Título: Aforismos experimentais
Autor: João Diniz
Editora: Asa de Papel


+