Cecília e Rosa: meus presentes

(Da esquerda para a direita):  Bábara Faria, Sabrina Albrigo, Luíz Otávio Mendes, Amanda Marques, Luísa Machado e Natália Winter

Chegou o momento da partida dos alunos do 3.º Ano do Ensino Médio. Dentro de alguns meses, eles estarão nas principais universidades do estado ou até que sabe do Brasil. 

E o que essas pessoas maravilhosas deixaram como lição? O maravilhoso sabor de viver de forma plena cada minuto, cada segundo, conquista e desafio.  

Antes de partir, os alunos da da foto acima me presentearam de um modo inesquecível. Primeiro, preparam uma espécie de paredão no andar do terceirão. Parecia até um corredor polonês, coisa de acerto de contos (risos). 

Que nada! Com uma sacola muito fashion da Tertúlia, eles me pararam, reuniram-se numa espécie de roda da gratidão e anunciaram a entrega do precioso...Dê uma olhada ao lado. Trata-se de um poema de Cecília Meireles estampado num pacote de pão. Um poema no embrulho do presente. É mole? 

Depois, eu lá todo emocionado, segurando-me para não deixar derramar umas lágrimas, eis que abro o pacote com os versos da Cecília e me deparo com um quadro, uma espécie de tabuleta em madeira iluminada com um dos aforismos do maior escritor brasileiro de todos os tempos, ele mesmo, o mineiro João Guimarães Rosa:  
Fiz questão postar a imagem assim , bem esticada, para que você, meu caro leitor, minha querida leitora, possa degustar cada palavra do mestre na horizontalidade da vida. 

Para completar o dia, à noite, depois daquela maratona de fim de ano na vida de professor, o Luiz Otávio Mendes me encaminhou a homenagem que você vai ler a seguir. 

"Alfredo, que esta foto e esse presente representem, ao menos, o mínimo que você representou pra gente, durante esses anos de Colégio Santa Maria. Você e sua literatura fizeram de nós pessoas melhores. Suas reflexões, seu carisma, sua solidariedade e compreensão foram essenciais para tornar nossa jornada mais fácil... Amamos você, assim como você nos ensinou a amar a literatura e o mundo a nossa volta! Grande abraço, dos seus alunos que nunca deixarão de ser grandes fãs da pessoa maravilhosa que você é!"

Nem bem chegou o Natal e eu já estou cheio de palavras, presentes em prosa e verso. Muito obrigado, meus queridos ex-alunos, agora fãs, leitores, brothers!  


+