Proposta de intervenção: Enem

Há tempos não ministro aulas de Redação e Expressão. Nessa manhã, substituí uma colega, batendo um papo com os alunos do 2.º e 3.º anos do Ensino Médio. O tema do encontro foi a proposta de intervenção na redação do Enem.

Por mais divulgada que seja a estrutura cobrada nesse exame, alguns detalhes ainda não foram devidamente esclarecidos. Há especialistas em avaliação que afirmam que uma das maiores deficiências do Enem seja a correção dos textos dissertativo-argumentativos. Não vamos entrar nesse âmbito agora. Quero narrar outras impressões, entende?
Uma pequena parcela dos candidatos, por exemplo, pensava que a proposta de intervenção tem que ser apresentada, necessariamente, no último parágrafo; porém isso não é verdade. Que problema há se ela aparecer no penúltimo parágrafo?

Quem disse que é melhor fazer citações no primeiro parágrafo? Qual o problema de citarmos um ícone da Física, Matemática, Filosofia no desenvolvimento do texto, corroborando assim os argumentos?

O Guia do MEC e os cursinhos sugerem que a proposta de intervenção seja clara, inovadora e, sobretudo, viável. Certo, mas só a título de sugestão, pois dependendo do tema, a proposta pode não contemplar tal tríade.

Vamos imaginar, por exemplo, a temática da água. Não será difícil apresentar para esse tema uma proposta “clara” e “viável”, mas “inovadora” nem tanto. Quanto mais debatido e trabalhado o tema, mais propostas de intervenção na vida social o candidato terá. No entanto, ser inovador exige leituras de diferentes fontes, diversas áreas do conhecimento. 

Um último ponto sobre esses meus breves encontros: a avaliação dos textos. Li a redação de um candidato que obteve a nota 1000 no último exame. Entretanto, não disse o valor que ele havia obtido. Cada aluno poderia atribuir a nota que quisesse à redação entre 600 e 1000. O resultado foi que poucos alunos acertaram a nota máxima. Eles foram muito exigentes. E exigência na escrita é sempre um aspecto positivo.

Caso queira comentar ou criticar essas poucas impressões, fique à vontade. É sempre bom poder falar das linguagens. 

Até um próximo post.

Imagem disponível em: <http://www.gabaritoenem.com/wp-content/uploads/2014/02/Dicas-para-reda%C3%A7%C3%A3o-do-Enem-2014-02.png>
+