Capítulo dos capitães


Na imagem acima, eis a representação de alguns importantes personagens do inesquecível romance de Jorge Amado: "Capitães da areia". Concluí a releitura dessa narrativa, recentemente, enquanto o Brasil sedia uma Copa do Mundo; no triste contexto do viaduto que desabou na Avenida Pedro I, em Belo Horizonte, deixando dois mortos e 23 pessoas feridas.

Reler a obra nesse momento foi um oportuno exercício de aprendizagem sobre as lacunas que dissolvem as malhas sociais no seio das grandes cidades.  

Por favor, não pense que este texto é um resumo, um estudo, ou um ensaio do romance. Trata-se apenas de um comentário disperso sobre alguns dos personagens que compõem a  obra.    

Sem Pernas traz  no olhar a carência do mundo, a falta de todos os capitães da areia, pois sua ausência ecoa na essência dos malandros. Sua encenação é tão real que cristaliza o sentido da verdade artística.Teatro.   

Pedro Bala é a voz que se faz vez na vez de todos os outros integrantes do bando. A sua liderança é para ficar na lembrança de todos os leitores. O talho na face é uma espécie de cicatriz na trajetória de todos os líderes. Voz.

Dora, diminutivo de Auxiliadora, pequena e grande nos laços de afeto e ternura, no seio de aventuras dos capitães da areia: mãe, irmã, noiva...esposa que posa nas fraturas do trapiche.Afeto

Professor é o verdadeiro artista de rua. Com suas leituras, reumaniza o bando, trama os planos. É pintor, contador de histórias, leitor solidário, estrategista. Artista.  

Gato é, talvez, o maior representante da nossa cultura, pois carrega a perfil da malandragem, seja no traje, seja na sua relação com a(s) mulher(es), encontra-se em várias quebradas do Brasil. Malandro.        



Pirulito? Bem, Pirulito é assunto para um outro capítulo. Mas com as imagens aqui levantadas, afirmo sem nenhuma sombra de dúvida que "Capitães da areia" é um dos melhores capítulos da Literatura Brasileira. 

Imagens disponíveis em: <quersabermeublog.blogspot.com.br/2012/02/capitaes-da-areia-ou-o-romance-de-pedro.html> 
+