Bibliotaxi: uma grande iniciativa


Nessa manhã, o amigo Paulo Fernandes entrou em um táxi na cidade de Belo Horizonte e encontrou uma bela iniciativa de incentivo à leitura em todos os lugares. Tirou a foto, enviou-me, sugerindo que eu escrevesse este texto.  Corri no site da editora e levantei alguns dados. Trata-se de um dos eventos comemorativos dos 100 anos do Grupo Saraiva.

“O projeto que dá início à ação é o Bibliotaxi, da Easy Taxi, aplicativo de smartphone que conecta o passageiro ao taxista. Seu objetivo é o de transformar táxis em bibliotecas colaborativas. Ao lado de parceiros, a Saraiva fez uma doação inicial de mais de 80 mil títulos aos táxis participantes.”

BIBLIOTAXI

Quase todo mundo que pega um táxi fica sem saber como se distrair, como fazer passar o tempo em meio ao trânsito caótico das grandes cidades. Mas, agora, a Saraiva uniu-se ao Easy Taxi, aplicativo de smartphone que conecta o passageiro ao taxista, e vai disponibilizar mais de 80 mil livros nos carros da rede. É o Bibliotaxi, uma ação que visa transformar táxis em bibliotecas colaborativas.

COMO FUNCIONA
Você pede um táxi pelo aplicativo da Easy Taxi. Ao entrar no carro, você vai encontrar obras de Ficção, Não Ficção, Negócios e Literatura Infantil e Juvenil. Fique à vontade! Pode pegar o que você quiser. Se você curtir uma boa leitura até chegar ao seu destino e se gostar do livro, pode levá-lo para casa e devolver na próxima corrida com a Easy Taxi. Ou então pode deixar outro livro de seu acervo pessoal no táxi. Assim, você também fará sua contribuição, estimulando a leitura pelo Brasil.”


Assim como Paulo Fernandes, fiquei fascinado com a proposta. Atitudes como essa nos colocam diante da possibilidade de um Brasil Literário, uma nação de leitores, imaginados por Monteiro Lobato, Mário de Andrade e, claro, pelo inesquecível Bartolomeu Campos de Queirós. Para saber quais são as cidades participantes, bem como alguns títulos presentes nesse importante Projeto, segue o link: http://www.livrariasaraiva.com.br/100anos
+