Violência na prova: Farelo na Sociologia

Quero compartilhar contigo a minha primeira vez. É verdade: a primeira vez a gente nunca esquece. Quantas provas já elaborei? Meu Deus, quantos textos já li? Não tenho a menor ideia. Agora, ter uma crônica de minha autoria em uma prova foi a primeira vez. A sensação está sendo maravilhosa.  

Na verdade, foram duas crônicas. Uma intitulada “Bola fora”, do mês de março de 2014. Essa narrativa é parte da “II Coluna do Farelo”, periódico impresso mensalmente. A outra, mais antiga, é do mês de janeiro e traz um olhar artístico para a temática dos protestos: “A máscara do joio”.

As crônicas foram cobradas na Avaliação Mensal de Sociologia cuja temática principal era a violência, assunto trabalhado com os alunos do 3.º Ano do Ensino Médio – Colégio Liceu Santa Maria Imaculada – localizado na cidade de Nova Lima. Na tarde de terça-feira, 22/04, a professora Tracy Azevedo me apresentou a prova corrigida.  

Fiquei encantado com as respostas da rapaziada do Liceu, a maneira como eles leram as crônicas e exploraram as várias configurações da violência. Na verdade, o sucesso dos alunos é o resultado do trabalho desenvolvido pela professora de História. Aproveito também para parabenizar os alunos que se destacaram na referida prova: Alice Valle, Felipe Datto, Gabriela Andrade, Isabela Buzetti e Isabela Santos Ribeiro. Pretendo ir ao Colégio de vocês para conversamos mais sobre violência e literatura.
Um forte abraço, professora Tracy!


+