Pequeno grande leitor

Há uma polêmica média de livros lidos por ano no Brasil. De acordo com os rankings, o brasileiro lê em média 3 títulos, anualmente. Comparado a outros países da América Latina, estamos atrás da Argentina, por exemplo.

Por outro lado, ouço de colegas professores, pais de alunos, divulgadores que essa realidade tem mudado. As editoras, de um modo geral, têm investido nas capas, designer, tipo de papel. Elas organizam feiras, eventos diversos para tornar o livro mais atraente. E tem conseguido. Há quem diga que as crianças têm lido mais.
João Pedro Soares: leitor voraz

Como anunciado no início do mês, grande parte dos textos é destinada para as crianças. Depois de entrevistar a atriz Amanda Leite, na última sexta, hoje falo de um outro aluno da CENA: João Pedro Soares da Silva. Ele está acima de qualquer estatística, é a rica esperança de um Brasil leitor. Por quê?

O moleque sabe aproveitar o tempo, lendo de tudo um pouco. Só para se ter uma dimensão da voracidade, ele leu só neste ano, até a presente data 24 livros. Além das obras indicadas pela escola, João Pedro adora ganhar e comprar livros. “Caiu na mão dele, tá no sal”. Ele lê mesmo. Segundo os pais, já aconteceu de ele ler dois títulos ao mesmo tempo. É mole?

Imagem do filme baseado na série Harry Potter




Ele curte ficção e aventura. Atualmente, está no último volume da série Harry Potter e pensa já na próxima história: As Crônicas de Nárnia. Na sequência, pretende ler a série do grande detetive Sherlock Holmes. Quem segura esse menino?

Então tá...
+