Natureza & Arte: Inhotim

Detalhe de uma exposição em Inhotim
A minha primeira visita ao Museu Inhotim aconteceu um dia após ao da Árvore. Árvores, muitas árvores no infinito do verde. O cenário é pra lá de especial. 

Lá, minha gente, cada passo é miragem. Viagem para o longe do perto. Nós mesmos: natureza e arte e nenhum sabiá em exílio. O canto é de alegria, guerreiros, eu vi: um longa metragem na História das Artes, ao som dos pardais, comensais. Os lagos com sua cor especial em contraste com as carpas cinza e laranja, traíras tranquilas na flor da água de outras flores muito bem cuidadas. 

Senti saudades do Bartolomeu Campos de Queirós. Ele disse certa vez que quando vemos o belo, sentimos vontade de compartilhá-lo. Assim estávamos, gostaríamos de ter um monte de amigos para compartilhar as obras do Museu. A gente sai de lá, no mínimo, renovado. Trata-se de um chá epifânico, saboroso. Ficamos o dia inteiro, mas não foi possível conhecer nem a metade do Museu. Temos que voltar outros dias. Mais vezes. 

Das galerias visitadas, duas mexeram bastante conosco. A primeira é de um artista pernambucano, chamado Tunga. Trata-se de uma representação do ciclo menstrual. Segundo a funcionária Ana Paula Moreira, aluna do 2.º Ano EM, (a quem dedico esta postagem), a instalação é a primeira do Museu, está lá desde o ano de 2004. 
http://pordentrodacozinha.typepad.com/.a/6a0120a9384627970b0162fdb529ed970d-500wi

A minha esposa ficou muito contente, ao se deparar com Desvio para o Vermelho, do carioca Cildo Meireles. A instalação  está no Museu, desde 2006. A galeria é toda vermelha, causando um estranhamento daqueles. Já imaginou uma casa por dentro e por fora toda de vermelho? o Cildo Meireles imaginou um mundo assim.  

http://www.revistabrasileiros.com.br/imagens/2888/20090316161718_2888_large.jpg

Você deve estar pensando, engraçado: por que o Farelo inicia a postagem, falando do verde e depois manda umas obras discretas (brincadeirinha)? O Museu é de arte contemporânea, compadre... deixe as cores berrarem à vontade. 

Um último detalhe: não pode entrar com máquina fotográfica nas galerias. As fotos desta postagem foram de outros sites. Até daqui... 

+